Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

A Comissão de Constituição e Justiça aprova fim da reeleição em 2010

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por voto simbólico no fim da manhã desta quarta-feira a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Se a medida for aprovada nas duas votações no plenário da Casa e na Câmara, valerá a partir das eleições de 2010. Nas eleições municipais de 2008, portanto, os atuais prefeitos ainda poderão tentar a reeleição.

Apresentada em 2004, pelo senador Sibá Machado (PT-AC), a PEC previa também mandato de 5 anos. Mas o texto aprovado nesta quarta-feira na CCJ é o relatado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que mantém o mandato de 4 anos.

Tasso disse esperar que a emenda seja aprovada o mais rapidamente possível no plenário do Senado e na Câmara;

- Se possível, que seja votada no próximo esforço concentrado, em setembro, para que seja votada na Câmara antes das eleições – disse o senador, que acredita que ssim a votação não sofrerá influência dos candidatos já eleitos, que podem já estar pensando na reeleição.

O senador tucano acrescentou que a emenda é parte de uma reforma política, e destacou o fato de ter sido aprovada por unanimidade.

- Isso mostra a tendência da Casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpem-me a expressão, mas a aprovação dá início à correção da grande CAGADA promovida pelo PSDB de FHC, no afã de pôr em prática seu projeto totalitário de PERPETUAÇÃO NO PODER - para o qual até a compra de deputados restou comprovada, além de sermos obrigados a esquecer o que o ex-sociólogo escreveu sobre a Teoria da Dependência (que ele acabou por aprofundar). Agora, que Lula-lá dá tratos ao projeto de reconstrução nacional, a tucanalha se arvora vanguarda da nova mudança nas regras do jogo. Coisa feia... Vocês, que remam contra a maré e são anti-povo, não têm vergonha de tocar neste assunto não?? Vcs não se ruborizam??
Lula de Novo, com a Força do Povo!