Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

TSE-Dossier,Grampos e inelegibilidade de Lula

Até aqui o PT e seu chefe orquestraram compras de votos ,deputados,pesquisas e imprensa.
Compraram também o silêncio e subornaram adversários,ora com dinheiro,ora com cargos e/ou benesses.Estará o TSE imune a estes crápulas?

Representação contra candidatura
Hoje o PSDB entra no TSE com representação pedindo a cassação do registro de candidatura do presidente Lula,demonstrando que houve interferência ilegal do governo no processo eleitoral.
Marco Aurélio Mello, deve receber cópia da representação do PSDB no Rio de Janeiro ,onde reinaugura sala do Supremo.A ação cita o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O pedido é também contra o presidente do PT, Ricardo Berzoini, Valdebran Padilha e Gedimar Passos. Os dois últimos foram presos com R$ 1,71 milhão para suposto pagamento do dossiê Vedoin.

"Como tudo está remetido ao ambiente eleitoral, é evidente que a Justiça Eleitoral assuma o caso", defendeu o advogado do partido, Ricardo Penteado, neste domingo à tarde.

Para o PSDB, já existem fatos suficientes para a cassação do registro da candidatura do presidente Lula - como determina a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90). "Qualquer investigação de abuso do poder tende a isso (à cassação do registro da candidatura)", explicou o advogado do PSDB.

Na avaliação de tucanos, o governo Lula interferiu diretamente na campanha quando evitou o flagrante da compra de acusações contra o PSDB por petistas em São Paulo. A Polícia Federal, no entendimento de Penteado, transformou o mesmo caso em dois.


O advogado Antônio César Marra, que representa o PSDB no TSE, afirmou que a PF, sob comando de Bastos, abortou a operação da compra dos documentos, evitando o flagrante dos petistas em São Paulo.

Para Marra, que assina a representação, há fatos suficientes para a cassação da candidatura de Lula, pela Lei das Inelegibilidades.

— A Policia Federal, que sempre alardeia esse tipo de prisão e de apreensão de dinheiro, na condução desse inquérito não liberou as imagens dos dois presos nem do dinheiro apreendido, alegando segredo de Justiça. Mas liberou todo o material do dossiê, que está sendo amplamente divulgado. Por mais que esse material seja anódino e não tenha qualquer procedência, sua divulgação interessa a quem? Acaba confundindo o eleitor — disse o advogado do PSDB.

Independentemente da ação do PSDB, a Corregedoria-Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode assumir a condução do inquérito, já que o processo criminal estaria influenciando na campanha eleitoral.

Escutas no TSE

O diretor geral do TSE,Athayde Fontoura Filho, dará entrevista coletiva hoje, às 9h, para relatar a descoberta de monitoração ilegal dos telefones dos membros do TSE. Foram alvo da escuta ilegal os telefones do presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio, do seu vice-presidente, Cezar Peluso, e do ministro Marcelo Ribeiro, representante da advocacia no tribunal, responsável pelo julgamento do abuso na propaganda eleitoral. É a primeira vez que se descobre a existência de grampos em telefones da cúpula do Judiciário brasileiro.

Presidente do TSE, Marco Aurélio Mello reagiu com indignação à violação

“Se partiu de um particular, político ou do crime organizado, é condenável. Mas se partiu do Estado, mostra que quadro de horror e opressão estamos vivendo. Um ministro do Supremo ser bisbilhotado é uma coisa inimaginável!”, reagiu Marco Aurélio Mello, evitando apontar diretamente suspeitos.
Se o responsável for descoberto ,é quase certa a inelegibilidade de Lula