Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

As diferenças entre um e outro...

"Outro programa do governo Lula, o do microcrédito, chegou a ser comparado ao operado pelo Banco Grameen (do ganhador do Nobel da Paz). Mas há, entre os dois programas, diferenças fundamentais. O de Lula, voltado para o financiamento do consumo, pode até resultar em votos, mas não poderia ter, como não teve, efeito sobre a redução da pobreza. Já o de Bangladesh cria condições para os pobres terem uma atividade produtiva que lhes permita sair da pobreza extrema, e nisso está tendo êxito. Isso sem contar problemas operacionais ignorados pelo governo. O programa brasileiro desprezou as particularidades do sistema bancário, o custo das operações de baixo valor e a falta de experiência dos bancos no trato com esse tipo de cliente. Mesmo o Banco Popular, criado especificamente para operar com o microcrédito, apresentou resultados pífios em termos de valor financiado e um índice de inadimplência muito alto. A experiência do Banco Grameen não parece ter inspirado o governo Lula. "
No programa de Yunus, o dinheiro não pode ser utilizado na compra de bens de consumo. Deve ser aplicado em bens que garantam renda ou aumentem a produção, como máquinas e ferramentas
No Bolsa-Família e o Fome Zero, os beneficiários dependem desse auxílio para sobreviver na pobreza da qual jamais sairão somente com ele.
Do Estadão