Pesquisar este blog

sábado, 21 de outubro de 2006

Isso não lembra alguma coisa?

Da Folha de S.Paulo

Uma pane no centro de processamento de dados obrigou ontem o Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Área e Controle do Tráfego Aéreo) a desligar o sistema de radar no Sul do país, o que provocou atraso de até 3 horas e 40 minutos em pelo menos 146 vôos comerciais na região.O controle de vôo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná passou a ser realizado de forma convencional -contatos por rádio entre o piloto e os controladores.
(...)Anteontem, o centro de processamento de dados do Cindacta 2 já tinha apresentado problemas. Durante 2 horas, os vôos foram monitorados pela operação convencional.
O radar localizado na sede Cindacta 2, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), foi desligado às 9h30 de ontem, depois que as informações fornecidas pelo CPD não foram consideradas confiáveis.Segundo o coronel-aviador Esteves, os dados transmitidos pelas aeronaves -como altitude e velocidade- são encaminhadas ao CPD, que depois são repassadas para a tela do controladores de vôo. Na operação convencional, o controlador conversa com o piloto e anota os dados em uma planilha.