Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Meus dedinhos, onde estão?

Adriana Vandoni

Ontem a doce e amável senadora Ideli Salvatti disse da tribuna do Senado que não aceita o preconceito. Assisti à Ideli no mesmo horário em que, em outro canal, Lula dava uma entrevista e se embananava todo. Simplesmente não agüento mais ouvir sua voz e depois, sinto vergonha de cada uma das besteiras que saem da sua boca. Prefiro ler a entrevista e os comentários, até por que, o que importa mesmo não é o que se diz, mas como a população percebe. Assisti só a um trecho da entrevista, exatamente quando Lula contava dos investimentos feitos na educação, claro, os maiores investimentos da história do Brasil, quiçá do mundo, mas tudo bem. Um jornalista perguntou se não há uma inversão de prioridades uma vez que o governo investe nove vezes mais no ensino superior que no fundamental. Foi por causa dessa pergunta que mudei de canal. Lula não entendeu lhufas do que o jornalista tava dizendo. Fiquei com uma vergonha!

Mudei e peguei a Ideli na TV senado. Ela se dizia indignada com um adesivo que viu ao chegar ao seu estado. Era uma mãozinha com o dedo mindinho cortado e uma tarja de proibido. Segundo a justa Ideli, isso é preconceito com o presidente pelo fato de lhe faltar um dedo. Pô, senadora!, em Lula falta muito mais coisa! Vai achar que logo o dedo é preconceito! Bobinha, isso é apenas um detalhe em Lula. Aliás, o que menos lhe falta é dedo. Preconceito mesmo foi um aloprado desses que outro dia escreveu que Geraldo Alckmin não podia ser presidente por ser paulista. Isso sim é preconceito.

Bem, mas a senadora falou, berrou, estufou-se toda, esbravejou, e quando eu já ia mudar o canal, pimba!, ela disse algo que eu gostei. Soltou assim meio sem querer, mas eu escutei: “Meu estado está coalhado dessas mãozinhas”. Isso é ótimo!, sinal que a população de Santa Catarina vai reafirmar o não ao candidato Lula.

Beleza! Santa Catarina representa 3,5% do eleitorado brasileiro e no 1º turno Lula perdeu, teve 13% a menos de votos que Geraldo. Logo, conclui que Ideli também é notícia boa. E santa mãozinha essa de quatro dedos, hein?

Por falar em mão, pouco antes da Senadora dar a boa notícia de que o estado dela está coalhado de mãozinhas, o senador Mão Santa (PMDB-PI), que apoiou Lula nas últimas eleições e agora é seu opositor ferrenho, citou em seu pronunciamento na Tribuna um artigo meu, publicado há mais de um ano na Gazeta: “Presidente, vá se danar”. Chique no último, não acham?

Nossa, esse negócio de mão é complicado, um assunto leva a outro. É mão sem um dedinho do Lula, é senador com nome de mão ... e é palma da mão do empresário de MT Blairo. Muito bem, o Sr. Blairo apronta com Lula e eu é que pago o pato! Agora eu tenho que ficar recebendo gracinhas de amigos e jornalistas de outros estados. Ora, ora...fico trincada de vergonha!

E pra piorar ainda mais, o Ministro da Agricultura Luiz Carlos Guedes esclareceu que a verba que será liberada pela União para o Estado é de R$ 1 bilhão e destinada à comercialização da soja. Isto quer dizer que os produtores, aqueles que plantam e que estão com a corda no pescoço, continuarão na mesma situação. Já os que apenas comercializam a soja, terão incentivos. E quem comercializa? Ora, as tradings como, por exemplo, a Amaggi. Huuummm! Hummmm!

É, não sei por que desde a declaração da senadora sobre o dedinho ausente de Lula fico matutando, e uma imagem não me saiu mais da cabeça. Nessa imagem vejo uma mãozinha, espalmada, e ao invés da mãozinha inteira, com todos os dedinhos, vejo apenas uma palma de mão com só um dedo, o do meio.

Aí começo a cantarolar em pensamento: “seus dedinhos, seus dedinhos, onde estão, onde estão ...”?