Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de outubro de 2006

MPE PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE PALOCCI NO CASO DO LIXO
Os promotores do Ministério Público Estadual (MPE) de Ribeirão Preto ofereceram denúncia à Justiça contra dez pessoas, após a conclusão do inquérito policial do lixo. O ex-ministro da Fazenda e deputado federal eleito, Antônio Palocci Filho, está entre os denunciados. Os promotores pediram a pena mínima de 225 anos a Palocci e outras oito pessoas pelas fraudes detectadas no contrato do lixo e nos serviços de limpeza pública, durante os anos de 2001 a 2004, durante a gestão do PT - um décimo denunciado teve pedido de 5.260 anos de prisão. (...)
Os crimes atribuídos a Palocci e oito pessoas são peculato, formação de quadrilha e falsificação de documento público. Todos teriam participado de um esquema de fraude que teria desviado R$ 30,7 milhões dos cofres públicos para a empresa Leão Leão, segundo o levantamento da Polícia Civil, durante as gestões de Palocci (2001-2002) e Gilberto Maggioni (2002-2004), como prefeitos.
As outras oito pessoas são: Maggioni, os ex-funcionários públicos Isabel Bordini, Donizeti Rosa, Nelson Collela Filho e Luciana Alecrim, os ex-diretos da empresa Wilney Barquete, Carlos Alberto Ferreira Leão e Luiz Cláudio Ferreira Leão. O décimo denunciado pelo MPE, por lavagem de dinheiro, é o empresário Luiz Carlos Altimari, de Dois Córregos (SP), que teria fornecido 1.315 notas fiscais frias à Leão. Os promotores pediram a pena mínima de 5.260 anos a Altimari.