Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Software do CINDACTA1 é a real causa dos atrasos

Falta de investimento em setor crucial
O motivo real do caos nos aeroportos brasileiros é o mau funcionamento no defasado software do Cindacta 1, em Brasília, que põe em risco a segurança do controle do espaço aéreo e que pode ter sido uma das causas do choque entre o Boeing 737-800 da Gol e o Legacy fabricado pela Embraer, que matou 154 pessoas, no maior acidente aéreo da história do Brasil.

Controladores admitem que o sistema chegou a cometer erros de identificação de 12km a 13 km entre uma aeronave e outra. Em sigilo, o sistema está sendo trocado e atualizado. O trabalho deve ser concluído em 10 dias. Enquanto isso, as companhias aéreas brasileiras seguem um esquema padrão, que atrasa pousos e decolagens, para evitar acidentes.

A informação foi vazada por um membro do Departamento de Estado norte-americano. A própria Condollezza Rice enviou ao presidente Lula da Silva um documento reservado sobre o assunto. Especialistas em segurança aeronáutica foram escalados pelo governo dos Estados Unidos para apurar as reais causas do acidente entre o avião da Gol e uma aeronave da empresa norte-americana ExcelAire. Eles constataram uma falha grave no sistema dos computadores do Cindacta 1. Informações imprecisas no programa induziam os controladores de vôo a erro. Eles não conseguem calcular, com precisão, a posição das aeronaves.

A margem de erro gerada pelo sistema era de 12 a 13 quilômetros na distância entre uma aeronave e outra. Os aviões mais modernos eram reconhecidos, com falha, pelos radares do Cindacta, cuja base tecnológica francesa é considerada obsoleta. Todo o sistema da década de 70 agora é substituído por equipamentos 100% brasileiros. Segundo a FAB, as máquinas nacionais facilitam a visualização das aeronaves e na prevenção de acidentes. O problema deixava evidente o risco de colisões, como a que ocorreu entre o Gol e o Legacy.

Diante da insegurança, a Aeronáutica foi obrigada a fazer a troca, com urgência, de todo o sistema. A falha no software do Cindacta 1 provocou o caos no sistema aeronáutico brasileiro

Nenhum comentário: