Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Comércio externo regride devido à gestão ideológica do Lulo-petismo

O ex-embaixador em Washington Roberto Abdenur falou ontem no Congresso e reforçou suas críticas contra o que julga configurar condução ideológica da política externa brasileira. Também ampliou seus ataques a tópicos da agenda internacional caros ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aposentado no final de janeiro, depois de 44 anos de atividade diplomática, Abdenur mostrou sentir-se suficientemente liberado para afirmar que o modelo político do presidente Hugo Chávez fez da Venezuela uma 'ditadura'. Defendeu ainda que o Brasil teve a oportunidade de concluir a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e destacou que a cooperação Sul-Sul tem ocorrido em detrimento das relações do Brasil com os Estados Unidos.

As divergências e frustrações do veterano diplomata, expostas de forma restrita em entrevista à revista Veja no início do mês, desta vez foram expandidas ao longo de seis horas de audiência pública na Comissão de Política Exterior e Defesa Nacional do Senado Federal. Abdenur fora convocado a pedido dos senadores tucanos Eduardo Azeredo (MG) e Flexa Ribeiro (PA), justamente pelo impacto de sua entrevista. Ao terminar sua exposição, os senadores mostravam-se convencidos de que terão de interferir mais diretamente na formulação da política externa e inclusive de chamar os embaixadores em serviço no exterior para prestar contas de suas ações.

Abdenur afirmou que não tinha a pretensão de 'demolir ou denegrir' nem o Itamaraty nem qualquer diplomata em particular. Também observou que falava 'em nome de amigos e colegas de geração'. Mas, em seu depoimento, sustentou que houve uma fracassada tentativa de doutrinação da diplomacia, por meio da obrigatoriedade da leitura de títulos com mensagem 'nacional-desenvolvimentista e antiimperialista' pelo secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

O ex-embaixador reiterou sua acusação de que o engajamento ideológico ganhou peso nas promoções da carreira diplomática. Essa ousadia quase lhe custou o constrangimento de ter de apontar nomes em audiência secreta, sugerida pelo presidente da Comissão, senador Heráclito Fortes (PFL-PI), mas no final não aprovada.

Assim como criticou, Abdenur elogiou várias iniciativas da política externa de Lula. Dentre elas, a formação do G-4, grupo no qual Brasil, Alemanha, Japão e Índia agem conjuntamente em favor da conversão de todos os quatro em membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Também mostrou-se favorável à aproximação do Brasil com a África, os países árabes e outras regiões do mundo. Elogiou a condução das negociações da Rodada Doha, a presença brasileira no Haiti e a formação da parceria estratégica entre Brasil, Índia e África do Sul (Ibas).

Em uma série de perguntas do senador Pedro Simon (PMDB-RS), Abdenur não pôde escapar de reconhecer que sua remoção da embaixada do Brasil em Washington, '48 horas depois da reeleição do presidente Lula', o frustrou. Conforme explicou, quando convidado para o posto por Amorim, foi informado de que o ocuparia até o final do governo Lula - o que significaria sua saída em 2007. Questionado sobre a amizade de longos anos com Amorim, enfatizou que mesmo relações antigas podem ter 'alterações'. 'Minha remoção não correspondeu a minha relação com Celso Amorim nem com a minha posição de veterano na carreira. Não houve a consideração que eu merecia', afirmou. 'Essas circunstâncias me tocaram. Não sou robô.'

O diplomata fez questão de demonstrar cautela e respeito ao mencionar o presidente Lula, de quem disse ter recebido a missão - 'cumprida' - de aprofundar as relações com os Estados Unidos. Também afirmou que o assessor Marco Aurélio Garcia sempre foi 'interlocutor positivo e receptivo' sobre as relações do Brasil com os EUA.

Ironicamente, Abdenur contou que ingressou na carreira motivado pelo ideário desenvolvimentista e antiamericano que prevaleceu nos anos 60. Fazia parte de um grupo de jovens próximos ao chanceler Saraiva Guerreiro, a quem o então embaixador dos Estados Unidos, Anthony Motley, chamava de 'barbudinhos terceiro-mundistas e antiamericanos'. Nesse grupo estavam também Celso Amorim e Samuel Pinheiro Guimarães - embora sem barba.

Um comentário:

CAntonio disse...

Os barbudinhos sempre atrapalharam o progresso.

O Sr. Abdenur só percebeu que estava ao lado de gente tão retógrada após levar um chute no traseiro?

Será apenas magoa passageira?

SDS