Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de março de 2007

Compra da Varig-O dedo de Lula

O governo federal petista, que criou todas as dificuldades para salvar a Varig quase falida, obteve uma vantagem muito estranha com a compra da Nova Varig pela Gol. A empresa da família Constantino se compromete a não cobrar créditos da União. A possibilidade de a Gol não ter reivindicado perdas financeiras com o apagão também a teria favorecido. As partes ocultas da negociação ficaram sob a batuta do ex-ministro José Dirceu.

Todas as negociações oficiais entre o governo e a empresa foram conduzidas abertamente por dois homens próximos ao presidente Lula: o compadre Roberto Teixeira e o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. O dedo de Lula não faltou no vantajoso negócio. O empresário Constantino de Oliveira, o seu Nenê, fundador da GOL, garantiu na quarta-feira: “Ele pediu para eu ajudar a dar um jeito na Varig".

A operação de compra da Varig pela Gol não deve encontrar obstáculos na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Mas a Comissão de Valores Mobiliários pode criar alguns problemas. A CVM informou que o vice-presidente financeiro da Gol, Richard Lark, pode ser responsabilizado pela insuficiência de dados ao mercado, o que pode ter favorecido investidores, a exemplo do que ocorreu na compra recente da Ipiranga pela Petrobrás.

Cartinha para Lula

Leia na edição de artigos de hoje do Alerta Total a carta enviada ao presidente Lula da Silva por Jackson Andrade Pereira, que é Despachante Operacional de Vôo, 35 anos de VARIG:

Basta clicar no link:
Gatos empresariais da Varig adormecidos em berço esplêndido

Um comentário:

CAntonio disse...

E a partir de agora o consumidor brasileiro terá apenas duas opções ou Tam (que tem o dedo do Zé) ou a Gol (que tem a falta de dedo do Lulla). Adivinhe quem "pagaremos" mais caro?

SDS.