Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Começa a ser projetado um encontro Lula/Fernando Henrique

Ponto de partida teria sido conversa de ambos no sepultamento de Otávio Frias

Um encontro entre o presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique, que passou a ser considerado desde que ambos estiveram juntos no sepultamento de Otávio Frias, poderá gerar problemas na aliança PSDB/DEM para o futuro, mas abriria caminho para uma distensão entre os dois partidos, em confronto desde há algum tempo. Ele não é admitido formalmente, poderá passar ainda por reparos de ambas as partes, visando reduzir impactos nos seus partidos, mas sua possibilidade (ainda com alguma reserva) passou a ser admitida. Um dos argumentos seria o fato de que, em situação inversa, quando Fernando Henrique era presidente, Lula convidado aceitou conversar, indo ao seu encontro, sem que maiores conseqüências políticas ocorressem. De qualquer forma a conversa entre ambos absolveria de vez os líderes tucanos que têm ido ao Planalto, mas aumentaria suspeições de parte de aliados tradicionais. A hipótese, no entanto, foi lançada e agora será tempo de colher repercussões...

O presidente Lula, José Serra e o ex-presidente FHC conversam durante velório de Octavio Frias de Oliveira, do Grupo Folha/Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula e PAC

O balanço sobre os projetos do PAC que a ministra Dilma Roussef faria hoje ficou para a próxima semana. Lula quer mudar o ritmo dos projetos e o governador Jaques Wagner garante isso no PAC. "O presidente me disse que gostaria de ver uma velocidade de cruzeiro maior".

Mercosul

O ex-secretario de imprensa e porta-voz André Singer foi convidado para coordenar a implementação de uma universidade de estudantes latino-americanos no Brasil pelo presidente Lula.

O projeto, elaborado numa parceria entre o Ministério da Educação e a hidrelétrica binacional Itaipu, visa estudantes dos países membros plenos e associados do Mercosul.

Planos no BNDES

O novo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse ao tomar posse, que "o esforço maior" do banco estará concentrado em conseguir o aumento persistente da taxa nacional de poupança e investimento. Coutinho destacou "a necessidade de manter o equilíbrio a longo prazo do balanço de pagamentos, para que possamos continuar desfrutando dos benefícios da baixa volatilidade cambial - portanto, de inflação estabilizada".

Além disso, o novo presidente do BNDES disse que "não há dúvida que investimentos em infra-estrutura - prioritariamente energia e sistema viário - precisam ser acelerados". Para isso, considera decisiva a participação do setor privado. "O BNDES dará suporte pró-ativo à necessária coordenação entre empreendedores, banca e o mercado de capitais na estruturação de funding adequado, especialmente para os projetos de maior porte".

Luciano Coutinho promete ainda apoiar um desenvolvimento "social e ambientalmente responsável e regenerador das inaceitáveis mutilações do patrimônio natural" e que "sinalize um horizonte promissor para a juventude".

Saiu

O Superior Tribunal de Justiça confirmou que o ministro Paulo Medina, investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento com a máfia dos caça-níqueis, formalizou pedido de afastamento do cargo. Segundo o advogado de Medina, Antônio Carlos de Almeida Castro, no documento, o ministro pediu não só o afastamento, como também a abertura de uma sindicância. Almeida Castro informou que Medina pretende ficar afastado do tribunal até o final das investigações do STJ. O Superior Tribunal de Justiça se reúne hoje para avaliar o pedido do ministro Paulo Medina, que solicitou abertura de processo interno para apurar as denúncias e seu afastamento durante o períod

Um comentário:

Tiago Albineli Motta disse...

Um encontro entre FH e Lula não quer dizer nada desde que FH deixe claro a disposição de manter oposição forte a este des-governo que o PT manteve. Caso ele não faça isso, aí sim poderíamos sepultar de vez a oposição.