Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2007

Mal de Família-GENIVAL INACIO DA SILVA

Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foi citado num pedido de investigação do procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. Em 2005, Antônio Fernando encaminhou para procuradores de São Bernardo o pedido feito pelo então PFL (atual DEM) sobre Vavá, acusado pelos oposicionistas de intermediar solicitações de empresários a órgãos do governo.

O nome dele também circulou na extinta CPI dos Bingos. Parlamentares de oposição tentaram, por diversas vezes, ouvir Vavá sobre sua suposta atuação no tráfico de influência.

Entre as ações sob suspeita de Vavá estaria a tentativa de aproximar da Petrobras o empresário Emídio Mendes, um dos acionistas controladores do conglomerado de empresas Riviera Group. Os dois chegaram a se reunir com dirigentes da Petrobras, em 2005. Na ocasião, a Petrobras confirmou o encontro, mas negou o lobby.

Reportagem da Folha de 18 de outubro de 2005 informa que uma das empresas do Riviera Group é a Nacionalgás. Mendes teria proposta para a Petrobras parceria para a venda e distribuição de álcool combustível brasileiro no mercado europeu.

Em 2006, a PF investigou indícios de sonegação fiscal, ocultação de bens e lavagem de dinheiro supostamente cometidas por um empresário de São Sebastião (SP) ligado ao então prefeito Juan Pons Garcia (PPS). Garcia era suspeito de tentar mudar a lei de uso do solo e o Plano Diretor da cidade para favorecer o Riviera Group.

Procurado pela reportagem, Vavá não foi localizado para comentar a busca realizada na sua casa nesta segunda-feira.

2 comentários:

Patrick Gleber disse...

Kozel,

Ainda sobre a outra operação da PF, a da Navalha: o MPF vai indiciar 50 pessoas pelo esquema das licitações. Entre elas o governador do Maranhão, Jackson Lago. Mais no meu blog:

www.blogdopatrick.br21.com

cereal disse...

Quem estiver precisando de um emprego público deve mandar uma carta e o currículo ao Senador Mercadante ou ao Vavá.