Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Desastre envolto em farsa

Financial Times

Um artigo assinado pelo correspondente do jornal britânico Financial Times no Brasil, Jonathan Wheatley, critica duramente a resposta do governo brasileiro ao acidente envolvendo o avião da TAM, na semana passada.

Com o título "Desastre envolvido em farsa", o texto começa dizendo que "é difícil decidir qual das ações do governo após o pior desastre da história da aviação brasileira é mais representativa da incompetência de sua resposta a uma crise que já durava pelo menos dez meses".

O jornalista pergunta, em seguida: "terá sido a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não aparecer em público até três dias depois do acidente ou a de não fazer nenhuma declaração nas primeiras quatro horas (sua mensagem de condolências chegou depois, por exemplo, do que aquela do presidente Néstor Kirchner da Argentina)?"

O texto segue listando uma série de críticas ao governo, citando o fato de que o ministro da Defesa Waldir Pires negou ter responsabilidade pelo acidente repetidas vezes e afirmando que ele deveria ter sido afastado do cargo em setembro do ano passado, após o acidente com o avião da Gol que deixou 154 mortos.

O artigo fala ainda do fato de os diretores da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, terem sido condecorados "quando deveriam receber reprimendas ou as demissões que merecem" e comenta ainda o episódio da filmagem que registrou o momento em que o assessor especial da presidência Marco Aurélio Garcia comemorava a notícia de um possível problema mecânico na aeronave.

A conclusão do correspondente é que "qualquer que seja a causa do acidente, ele era uma tragédia esperando para acontecer".

"A extrema necessidade de um governo mais eficiente no Brasil nunca esteve tão clara."

2 comentários:

Anônimo disse...

CALE-SE INGLES BURRO.
SUGIRO`QUE O IDIOTA JONATHAN WHEATLEY CUIDE DOS PROBLEMAS DE SEU PAIS QUE NAO SÃO POUCOS.POR SE METER NA VIDA DOS OUTROS COMO NO CASO DO IRAQUE ESTÁO PASSANDO APUROS- NÃO APRENDEM A LIÇÃO?
AINDA NÃO FOI RESOLVIDO O CASO DA MORTE DO BRASILEIRO INOCENTE ASSASSINADO POR INCOMPETENTES DA POLICIA INGLESA QUE APOS O FATO FORAM PROMOVIDOS
APRENDA ANTES DE QUERER ENSINAR!

CAntonio disse...

A imprensa de lá errou. Na verdade precisamos é de um governo de verdade.

Uma quadrilha jamais administrará um país.

SDS