Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2007

CPMF:prioridade nº1

O governo Luiz Inácio Lula da Silva promoveu um aumento dos gastos federais equivalente, como proporção da economia do país, a duas vezes a arrecadação da CPMF -a contribuição provisória cuja prorrogação é defendida com o argumento de que sua receita se tornou imprescindível.
Se tivesse sido simplesmente mantida a participação do Estado na economia de quatro anos atrás, quando Lula obteve do Congresso Nacional a renovação do tributo que condenava na oposição, as despesas federais acumulariam um aumento ainda bem superior ao da inflação do período. Mas seria possível abrir mão, com folga, da receita da contribuição criada em caráter emergencial em 1993.Com a aprovação na comissão da Câmara, a proposta, agora, será votada no plenário da Casa em dois turnos e precisa de no mínimo 308 votos favoráveis. Depois, segue para o Senado Federal, onde precisa ser aprovada também em dois turnos.

O governo tem que votar o texto a tempo de promulgá-lo até 31 de dezembro.

Um comentário:

Anônimo disse...

ZEPOVO

A CPMF é como a mega-sena. Cada cidadão aposta r$ 1,50, que não é nada p/ ninguém, e disto resulta muita grana que pode mudar muita coisa!
A CPMF é boa para o governo que está fazendo bom uso dela. Vai passar porque a oposição pensa em ser governo e não quer perder a grana nem ter o desgaste de re-implantá-la depois.
Então é tudo um grande circo, ou teatro...