Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2007

RENAN : BREVE DESFECHO

Futuro de Renan vive uma véspera tensa: Simon denuncia e deputados querem assistir
Base aliada trabalha pela absolvição, mas sessão e voto secretos ajudam o Presidente do Senado
Numa votação e sessão secretas, nem as lideranças partidárias no Senado se aventuram em fazer prognósticos sobre a decisão de amanhã sobre o futuro político do senador Renan Calheiros. Para alguns não haverá unidade nas bancadas e o voto pode ser decidido em função de relações pessoais. Esta posição favoreceria a intensa movimentação de Renan, desde o feriado da última semana, quando passou a dedicar-se inteiramente ao contato e apelo, independente de legendas e posturas políticas.


Os assédios, agora, são desenvolvidos em torno dos votos ainda indecisos, a ponto dos cálculos do grupo do presidente do Senado contabilizarem definições de última hora. Uma prova desse clima é dado pela reação do líder do DEM no Senado, José Agripino. Ele crê que as "traições" serão registradas em todas as bancadas, mas aproveita para chamar atenção sobre a imagem do Senado, alertando que ela é que está em jogo, não identificando no fato apenas uma disputa entre governo e oposição, mas temendo muito mais pela instituição. Para ele, a opinião pública vai cobrar explicações do Senado se Renan for absolvido sem querer saber quem votou contra ou a favor da sua permanência.

Últimos trunfos

Renan Calheiros poderá votar e discursar na sessão secreta de amanhã, favorecido pelo que diz o regimento interno. Intervenção que não terá um tempo limitado. A sessão terá início com o discurso de um representante do PSOL, autor da representação contra Renan que deu início ao processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética. E, logo depois, Renan terá direito de fazer sua defesa. A tendência será a de aproveitar a oportunidade para reafirmar suas posições. Os parlamentares inscritos terão direito a discursar por dez minutos. A votação será secreta e eletrônica. Só os senadores, dois funcionários e os advogados da defesa e da acusação poderão acompanhar os trabalhos. Em princípio.

Deputados querem ver

O interesse político pela sessão secreta do Senado, amanhã, chegou com intensidade à Câmara, a ponto que será apresentado hoje um requerimento ao presidente Arlindo Chinaglia para que os deputados possam assistir, no plenário do Senado, a sessão que vai definir a situação do senador Renan Calheiros. O interesse é tal que a chamada "terceira via" admite até mesmo ingressar com mandado de segurança no Supremo para que a sessão da perda de mandato de Renan seja aberta e eles assistirem...

Simon denuncia

O senador Pedro Simon denunciou o governo de barganhar pela permanência do aliado Renan Calheiros na presidência do Senado, por ter interesse na aprovação da renovação da CPMF. "Eu não sei o que vai acontecer nessa eleição, mas eles estão dispostos a tudo". E conclamou os senadores para adotar uma "postura de juízes".

Surpresa


Vem do senador Decídio Amaral, do PT, a mais nova surpresa envolvendo o jogo político que envolve a sessão de julgamento de Renan Calheiros. Ele apresentou projeto de resolução, e pede urgência na votação, para que a sessão seja aberta.

Nenhum comentário: