Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Lula tem sede de impostos

Acompanhado de quatro ministros, Lula reuniu-se nesta quarta-feira (24) com executivos das cem maiores empresas brasileiras. Os empresários, como sói, defenderam a redução da carga de tributos, hoje ao redor de 39% do PIB. Lula, em linha inversa, defendeu a manutenção do atual volume de impostos. Disse que o Brasil “precisa” dos impostos para manter inalterados os programas sociais e de transferência de renda para os patrícios pobres.

Embora o discurso de Lula inclua, implicitamente, um apelo do governo pela prorrogação da CPMF até 2011, não houve menção expressa ao imposto do cheque. O ministro Guido Mantega (Fazenda), um dos presentes, chegou a se irritar com os repórteres que inquiriram acerca da CPMF: "Vocês têm idéia fixa. Vou tratar sobre isso na reunião do Conselho Político", disse ele, referindo-se ao encontro realizado na seqüência da conversa com os empresários.

Lula também pediu à nata do empresariado que contribua com o desenvolvimento do país aumentando o volume de investimentos privados. “Devemos ter lealdade com o país”, disse o presidente. A conversa com os executivos ocorreu no mesmo dia em que a Fiesp começou a distribuir entre os seus filiados uma carta(post abaixo) na qual classifica a CPMF como "uma contribuição supérflua e inoportuna."

Um comentário:

ZEPOVO disse...

A FIESP cumpre seu papel de chorar, chorar e mais um pouco, que me conste, a indústria vai muito bem, obrigado.
As montadoras que à pouco mais de um ano falavam, em fechar fábricas e demetir, hoje trabalham em 3 turnos...