Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Solidariedade ao General Heleno

O Clube da Aeronáutica reforçou a reação de militares à repreensão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao general Augusto Heleno Ribeiro Pereira. O general Heleno criticou a política indigenista do governo federal. O presidente do clube, tenente-brigadeiro da Aeronáutica Ivan Frota, afirmou, em nota, que "o país conhecerá o maior movimento de solidariedade militar" caso as repreensões continuem.

A nota foi distribuída nesta sexta-feira a integrantes das Forças Armadas durante o terceiro dia do seminário "Brasil, ameaças a sua soberania", na sede do Clube Militar do Rio, no qual, anteontem, o general Heleno chamou de "caótica e lamentável" a política indigenista do país.

Frota disse que o discurso do general Heleno "representa a síntese do pensamento castrense atual" e criticou a atitude do presidente Lula de pedir esclarecimentos sobre a crítica ao ministro Nelson Jobim (Defesa).

"Que o presidente não se atreva a tentar negar-lhe [ao general Heleno] o sagrado dever de defender a soberania e a integridade do Estado brasileiro [...]. Caso se realize tal coação, o país conhecerá o maior movimento de solidariedade, partindo de todos os recantos deste imenso país, jamais ocorridos nos tempos modernos de nossa História", afirmou em nota o tenente-brigadeiro.

Também nesta sexta-feira, o general do Exército Gilberto de Figueiredo, presidente do Clube Militar, afirmou que as críticas do general Heleno não ferem nenhuma hierarquia ou disciplina. "Acho que ele [presidente Lula] não entendeu o que aconteceu. O general Heleno falou sobre algo de sua responsabilidade. Não é de hoje que essa área é polêmica", disse.

Presente no seminário, o almirante-de-Esquadra Marcos Martins Torres, chefe do Estado-Maior de Defesa, segundo na hierarquia do Ministério da Defesa, não quis comentar a reação do presidente Lula.

O general Mario Madureira, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, também esquivou-se de polêmica e disse que é direito do presidente Lula pedir esclarecimentos, mas negou achar que houve ato de insubordinação. Sobre as críticas dos clubes Militar e da Aeronáutica, afirmou que "os clubes militares têm todo o direito de se manifestar".

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico feliz em ver Oficiais Generais começarem a tomar atitudes mais firmes perante os comportamentos e decisões do atual desgoverno brasileiro. Não vou negar que, até muito pouco tempo atrás, a imagem que eu tinha dos Oficiais Generais é que eles não passavam de prostitutas submissas que vendiam seus ideais e os das nossas instituições em troca de cargos e promoções. É angustiante ver a situação que nós militares enfrentamos hoje. E o que mais me angustia é saber que esse acontecido com o Gen. Heleno pode ser tanto o início do caminho que levará o militar ao verdadeiro e merecido lugar que deve ocupar na nossa sociedade hoje, como pode ser mais um exemplo triste de submissão. Nào aceitem esse tipo de comportamento tomado pelo analfabeto que desgoverna o nosso país.

Gen. Heleno, V. Exa. não imagina o quanto é gratificante ver alguém com o prestígio, inteligência e coragem que lhe é peculiar, falar da NOSSA AMAZÔNIA e dos problemas que lá existem.

1o Ten Av que serviu na Amazônia e sabe com propriedade de todos esses problemas que lá existem.

Ass.: