Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Charuteira versus Guerrilheira

A ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu afirmou nesta quarta-feira que possui documentos que comprovam(clique aqui e veja) a ingerência da Casa Civil na venda da VarigLog e da Varig ao fundo americano Matlin Patterson. "Todo o processo da VarigLog está conosco e mostra a seqüência dos procedimentos adotados na Anac", disse. Entre os documentos, haveria ofícios expeditos pela Anac requisitando a origem de capital e a declaração de renda dos sócios brasileiros, Marco Antônio Audi, Marcos Haftel e Luiz Gallo.

Segundo Denise, a ministra Dilma Rousseff e sua secretária-executiva, Erenice Guerra, pressionaram a direção da Anac a tomar decisões favoráveis ao grupo. Além disso, um dos amigos mais próximos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Roberto Teixeira, também participou do processo.

Ela disse ainda que que não tem conhecimento se houve pagamento pelo favocimento na Casa Civil. "Desconheço quem tenha recebido qualquer tipo de benefício econômico, até porque eu não participei de nenhuma negociação que perpassasse por qualquer tipo de favorecimento."

A ex-diretora deu ainda detalhes do favorecimento do governo sobre a agência. "Participávamos de reuniões técnicas, na Casa Civil, com um tipo de ingerência do poder central que é o governo sobre uma agência reguladora, que deveria ter autonomia absoluta nas suas decisões para bem regular o mercado", contou

Nenhum comentário: