Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2009

Apedeuta processado por racismo

Gaúcho processa Lula,a turba anestesiada,assiste impávida!

A declaração do presidente Lula, onde ele coloca a culpa da crise financeira internacional “na gente branca, de olhos azuis” gerou polêmica e pode levar o presidente a se explicar na Justiça.
O autor da ação, Clóvis Victorio Mezzomo, alega ter se sentido pessoalmente ofendido pela declaração e pede que o Presidente seja “notificado a apresentar suas explicações para a alegação de que a causa da crise mundial repousa em razões genéticas, ou seja, uma raça ou etnia portadora de genes recessivos é culpada pela crise internacional, mais especificamente a ‘gente branca, de olhos azuis’”.

Clóvis Mezzomo explica que é brasileiro de ascendência italiana, com pele de tez extremamente alva e olhos verdes. Diz ainda que nasceu em Caxias do Sul (RS), foi criado em Estância Velha, também em terras gaúchas, e trabalhou desde a infância cercado por homens e mulheres de “pele branca e olhos azuis”, os quais, “juntamente com europeus ibéricos, negros e índios muito fizeram pela prosperidade e progresso da região”.

De acordo com a ação, o Presidente Lula, ao afirmar, categórica e publicamente, que o homem caucasiano engendrou e foi o culpado pelo atual estado de coisas, imputou a uma etnia a responsabilidade integral pela crise internacional, em uma postura intoleravelmente racista.

Segundo o autor, o ordenamento jurídico reprime com veemência a prática de racismo, a iniciar pelo preâmbulo da Constituição Federal. São citados ainda o artigo 5º, pelo qual “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” e o inciso XLII, para o qual “a prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível”.

Outros dispositivos que compõem a alegação do direito violado são o artigo 140 do Código Penal – “injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro”; o Regimento Interno do Senado Federal, segundo o qual ao senador é vedado fazer pronunciamentos de preconceito de raça; a Lei 7.716, de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor; e o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu também me senti muito ofendido com tal declaração, sendo eu, loiro de olhos verdes descendente de russos e italianos. É com certeza um ato racista e preconceituoso que, lula vem discriminando desde sua eleição, tanto nossa etnia como nossas condições sociais.
Lula vem querendo afundar a classe média para exaltar a classe pobre.
Se precisar de quorum nesse processo, pode contar comigo.
NÃO TENHO MEDO !

Anônimo disse...

Apedeuta nordestino faz sucesso na latitude norte e os "doutos" paulistas fazem sucesso com leitores da Veja. Ah, ah, ah

Laguardia disse...

Lula deveria ser processado por improbidade administrativa.

Tem muito pernambucano louro e de olhos azuis. São os descendentes do holandeses.

No Brasil não se pode dizer que predomina uma ou outra etnia. Nós, graças a Deus, somos uma mistura de raças. O problema é que Lula quer dividir para governar e criar uma sociedade com só duas classes sociais. Os pobres miseráveis e os governantes, entre eles Lula e sua panelinha, tal e qual em Cuba.