Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Governo petralha tungando o trabalhador

O rendimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2009 será o menor desde sua criação, em janeiro de 1967. Neste ano, como forma de atualização monetária, feita a partir da TR (Taxa Referencial), os trabalhadores terão seu dinheiro no fundo atualizado em 0,8716%, enquanto a inflação oficial medida no período, com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ficará em 4,27%, segundo projeções do mercado.

"O governo federal já confiscou, até o dia 10 de outubro de 2009, R$ 53,7 bilhões, equivalente a 29,23% no rendimento da atualização monetária do dinheiro do trabalhador do FGTS", afirmou o presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Avelino.

Rendimento do FGTS
Pela legislação vigente, o fundo de garantia deve render 3% ao ano mais a TR e, desde sua criação até agosto de 1999, os índices de atualização monetária usados para repor as perdas geradas pela inflação e manter o poder de compra desta poupança cumpriram suas funções.

Mas, a partir de 10 de agosto de 1999, o Banco Central começou a usar a política de aplicar redutores de TR, o que diminuiu os ganhos dos trabalhadores, que estavam superando 20% ao ano.

Neste ano, o rendimento total do FGTS deverá ser de 3,87%, ainda abaixo do índice de inflação oficial para este ano. "Só em 2009, o expurgo TR em relação ao IPCA confiscará R$ 9,4 bilhões dos trabalhadores no FGTS", disse Avelino.

Nenhum comentário: