Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Insônia de Dilma

"DILMA INSONE": TEATRO EM UM ATO!
      
1. Abre o pano. Cama com lençóis e travesseiros espalhados. Livro aberto na cabeceira. Bolsa no chão. Copo d’água na mesinha. Dilma rola na cama: "Quantas vezes vou ter que dizer pra essa gente que notícias ruins não se dão antes de se ir dormir?! Estou cansada de saber que a panela do Lula sonha com a volta dele. Imagino a saudade que eles têm. Chamavam o Planalto de Disney. Como vão chamar Tremembé? Não acredito que essa quantidade de elogios que Lula me dá seja apenas para me empurrar para outubro e me imobilizar. O Santana exagerou na entrevista à Folha. Mas..., é próprio de marqueteiro. Essas fofocas que os elogios dele e de Lula são para me deixar calma até outubro e mais tarde me despachar para o lugar da Bachelet... Será possível? Lula não faria isso. Bastaria falar comigo."
     
2. Dilma vai ao banheiro, volta, anda e anda com a mão para trás, napoleonicamente, e deita. "Araújo voltou ao PDT. Vou me prevenindo. Brizola dizia que a política adora a traição. Agora inventam que a candidatura do Lula é a única forma de segurar o Eduardo Campos. Dizem que ele aceita ser vice. E que o PMDB se acomoda perto de uma caixa forte. E são tantas... Com o segredo, é claro. Lula? Será? Seria somar o Barão de Itararé ao Murphy: de onde não pode sair é que sai mesmo; se não pode acontecer, vai acontecer. Eu já jurei de pés e mãos juntos que nada tenho a ver com estas incursões da Polícia Federal às intimidades do Lula. Nada! São fofocas do Gilberto Carvalho. Se ele aceitasse um ministério, eu o tiraria daqui. E as meninas que me cercam são leais. Boto a mão no fogo. Mas, são umas santas. Ideli faz aquela cara de mulher-gato, mas os cardeais do outro lado da rua se divertem com ela."
  
3. Dilma põe a mão na bolsa no chão ao lado da cama, tira e põe um valium 10 na língua e sorve o copo d'água. "Agora eu durmo de qualquer jeito. Poderiam inventar um remédio pra dormir imune ao sonho. Ontem, Lula apareceu num pesadelo como Coringa. Sua gargalhada vinha com um hálito horrível. Agora inventou de viajar pelo mundo todo. Faz questão de ser recebido como presidente. E leva à tiracolo grandes empresários para mostrar que é ele mesmo o..., Cara. Pra que o Obama disse isso? Ele acreditou. E eu é que vou pagar o pato? Não acredito em nada disso. Mas canja, mingau e Araújo no PDT não fazem mal a ninguém."
  
4. Dilma dorme com cara assustada. Ressona e fala dormindo. Fecha o pano.

Fonte:blog César Maia 04.12.2012

Nenhum comentário: