Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Alckmin dispara na liderança nas classes média e alta.

O grande avanço de Geraldo Alckmin na pesquisa Vox Populi, divulgada hoje pela revista Carta Capital, ocorreu na faixa de renda acima de dez salários mínimos. O candidato tucano à Presidência passou, nessa faixa, de 38% das intenções de voto em maio para 46% no início de julho, período de verificação da pesquisa. A vantagem de Alckmin sobre Lula entre os mais ricos cresceu de 3 para por 18 pontos percentuais

Votos entre mais escolarizados

A última pesquisa Vox Populi também mostrou que Alckmin reverteu fortemente a vantagem de Lula entre eleitores com nível superior. Em junho, o tucano tinha 30% contra 33% de Lula, e agora o candidato do PSDB registra 44% contra 31%. Dado confirma crescimento expressivo de Alckmin nas classes média e alta.

A grande vantagem de Lula ocorre entre os eleitores com escolaridade até a quarta série do ensino fundamental: Lula tem 51% e Alckmin atinge 23%. Mas a diferença já foi maior, pois em junho o petista registrava 57% contra 18% do tucano. Esse dado também coincide com o das intenções de voto por renda.

O presidente da República se mantém à frente entre pessoas que declararam ganhar até um salário mínimo (57% contra 20% de Alckmin). Na faixa de um a cinco salários mínimos, Lula tem 42% contra 31% do principal adversário.

Rejeição à Lula cresceu
Na última pesquisa VoxPopuli/Carta Capital, o Presidente da República foi o candidato apontado por 26% dos entrevistados como o mais rejeitado, enquanto outros 5% apontaram o petista como o segundo que mais provoca rejeição. Mas, na pesquisa de maio, 16% indicavam Lula como o candidato que provocava maior rejeição, e 7% como o segundo mais rejeitado.

Nenhum comentário: