Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Impeachment

Suspeita de fraude longe de conclusão
Uma investigação do Tribunal de Contas da União é o motivo que a oposição apresenta para falar em impeachment. Desde o ano passado, dois contratos da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, avaliados em R$ 11 milhões, são analisados pelo TCU. Técnicos do tribunal suspeitam de superfaturamento e da não execução dos serviços.


A apuração ainda está longe de ser concluída. Para que possa avançar, o ministro Ubiratan Aguiar pediu a abertura de um processo de tomada de contas especial, que poderá comprovar se houve fraude ou não. O pedido precisa ser aprovado pelos demais ministros do TCU. A votação, iniciada na semana passada, foi suspensa graças a um pedido de vista do ministro Marcos Vilaça, tido como aliado do governo no tribunal.

Embora tenha respaldo em nova denúncia envolvendo o governo petista, as ameaças de líderes da oposição de pedir o impeachment do presidente não passam de blefe eleitoral, segundo o cientista político Rogério Schmidt .

- Se as pesquisas apontassem um cenário mais equilibrado, ninguém falaria em impeachment - afirma Rogério.

Segundo o cientista político, as declarações demonstram que o governo de concertação, desejado pelo presidente Lula, não tem chance de prosperar.

- As feridas da crise não serão cicatrizadas com a eleição. Mas a oposição terá de resignar-se com o papel de minoria.
Jornal do Brasil

Nenhum comentário: