Pesquisar este blog

domingo, 24 de setembro de 2006

O IBOPE E A ABSTENÇÃO

A diferença entre Lula e os demais candidatos é de apenas 3 pontos, considerando-se os votos efetivamente computados pelo Ibope para sua pesquisa (47% de Lula e 44% dos demais candidatos), mas se as eleições fossem hoje, valeriam de verdade os votos válidos e, por eles, de acordo com o próprio Ibope, Lula está com 52% e os demais candidatos estão com 48%.

Mesmo considerando-se a diferença do modo como apresenta a pesquisa (47% x 44%), o segundo turno está tecnicamente garantido desde já, porque a diferença de 3 pontos está dentro da margem de erro admiida pelo próprio Ibope.

O viés de Lula é de queda e o de Alckmin é de consistente alta. Os efeitos do escândalo do dossiê estão produzindo efeitos devastadortes sobre a candidatura do PT. No RS, em apenas 10 dias, Alckmin abriu vantagem de 13 pontos (leia nota noutro local desta edição).
Isto quer dizer que a diferença verdadeira está em 4 pontos. Caso Lula perca 2 pontos, o que é mais do que provável, a eleição irá para o segundo turno, porque os 2 pontos que perder irão para algum dos adversários, e o mais provável é que migrem para Alckmin.

A equipe desta página trabalhou os números do Ibope e constata que vai dar segundo turno. Por que razão ? Porque o Ibope trabalha com um índice de abstenção de apenas 12%, quando historicamente ele soma 23%. O índice de abstenção não integra os votos válidos (os brancos e nulos integram), o que quer dizer que os adversários já somam mais votos válidos do que Lula.
Os eleitores do Apedeuta são os menos escolarizados e os que mais erram na hora de votar.
Estimativa do PSDB é de que a soma de erros ao votar mais abstenções no eleitorado de lula é da ordem de 9%

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula diz que irá ao debate na Globo no dia 28. Isto significa que não teremos a origem do dinheiro até lá!

CK