Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de outubro de 2006

Aprovada convocação de Berzoini

A CPI dos Sanguessugas buscar aprovou nesta terça-feira (17) a convocação do deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente licenciado do PT, suspeito de participar da compra do dossiê contra políticos do PSDB.

A oposição está com maioria na sessão desta terça-feira e não deu chances aos governistas. Antes de convocar Berzoini, a CPI aprovou, sob protestos dos aliados do governo, a quebra do sigilo bancário e fiscal de Freud Godoy, ex-assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também acusado de participar do escândalo do dossiê.

A oposição ainda quer aprovar a convocação de todos os envolvidos na compra do dossiê, entre eles Jorge Lorenzetti, Valdebran Padilha e Gedimar Passos. Os depoimentos, inclusive o de Berzoini, entretanto, devem ocorrer somente após o segundo turno das eleições presidenciais.

Os ânimos estão exaltados entre governo e oposição nesta que é a primeira votação da CPI desde a aprovação do relatório parcial em agosto que pediu a cassação de 72 parlamentares envolvidos com o esquema de compra de ambulâncias superfaturadas com emenda parlamentar.

O bate-boca tomou conta da sessão desde o seu início. O presidente da CPI, Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), chegou a suspendê-la por dez minutos para acalmar os colegas. "A senhora não vai ganhar no grito", disse o deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA) à líder do PT, Ideli Salvatti (SC). "Quem vai ganhar então, o senhor?", rebateu Ideli. "Eu quero respeito", disse a Aleluia o senador Sibá Machado (PT-AC).

A briga para conseguir quórum na reunião desta terça foi grande dentro da CPI. A oposição convocou um por um dos integrantes contra o governo para tentar chegar ao número de 19 parlamentares exigido para que houvesse algum tipo de votação. Por outro lado, a base governista tentou boicotar a sessão e só apareceu depois que a oposição conseguiu os 19.

Nenhum comentário: