Pesquisar este blog

domingo, 8 de outubro de 2006

A triste realidade:o acidente aéreo foi causado pela falta de estrutura brasileira


A depender dos resultados das investigações do acidente com o vôo 1907, a falta de investimentos da Aeronáutica na modernização e na manutenção do sistema de controle aéreo pode ter sido determinante para a colisão entre o Boeing 737-800 e o Legacy. No acidente, 154 pessoas morreram.
A ONG, Contas Abertas, especializada em acompanhar os gastos públicos do governo federal,diz que até setembro, o governo gastou apenas 28,4% de um total de R$ 531,6 milhões destinados para o programa de Proteção ao Vôo e Segurança do Espaço Aéreo, do Comando da Aeronáutica.
Ao detalhar os gastos do programa com desenvolvimento e modernização do sistema de controle do espaço aéreo, o governo foi ainda mais econômico. Gastou apenas 15,9% do orçamento destinado para o ano, um total de R$ 163,2 milhões. “O sistema está operando na sua capacidade máxima. O que existe hoje é um sucateamento dos radares”, acusa o vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação (Snea), Anchieta Hélcias. A ampliação do uso de radares primários, por exemplo, poderia ter evitado a colisão entre o Boeing da Gol e o Legacy.
O equipamento permite rastrear qualquer aeronave mesmo que o transporder esteja desligado. Ao contrário do sistema de radar implantado em todo território, esses equipamentos emitem ondas e captam qualquer aeronave. Por ter custo elevado, esse tipo de radar só está instalado na fronteira, por questões de segurança nacional, e em alguns lugares do interior do país. Na área do acidente, não existem tais equipamentos.
Como sempre,parece que a corrupção do governo Lula precisa de todos os recursos disponíveis,vejo neste caso ,como naquela estória do foco de aftosa,que Lula corta verbas em setores vitais e só se pronuncia quando as bombas explodem,ainda assim,sob a forma de declarações pontuais,só para calar a boca da imprensa,até que o caso seja esquecido...

Nenhum comentário: