Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

CPI das ONGs,Heráclito no comando

Apoiada por mais da metade dos 81 senadores, inclusive do PT, a CPI das ONGs será a primeira investida contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no novo mandato e palco de conflitos entre oposição e base aliada no Congresso.

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) prevê que até a próxima terça-feira conseguirá 44 assinaturas, 17 além do necessário. Mas ele quer aumentar ainda mais a sustentação da investigação, temeroso de que a pressão do Planalto leve os petistas Tião Viana (AC), Sibá Machado (AC), Fátima Cleide (RO) e Ana Júlia (PA) a retiraram as assinaturas.

A investigação se concentrará nas transferências voluntárias de recursos do Orçamento para ONGs nos primeiros quatro anos de Lula. O senador antecipa, porém, que não se oporá a um eventual pedido dos governistas para estender a apuração ao governo de Fernando Henrique Cardoso. "Quando se lida com dinheiro público, não pode haver barreiras", alega.

Na CPI, um dos alvos da oposição será a ONG Rede 13, ligada à filha do presidente Lula, Lurian, e a seu churrasqueiro, Jorge Lorenzetti, acusado de ter articulado a compra do dossiê Vendoin.

O governo avalia que existem cerca de 250 mil ONGs no País, movimentadas por 3 milhões de pessoas. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), 54,5% dos convênios da União, entre 1999 e 2005, foram firmados com ONGs sem capacitação e sem estrutura para realizar o trabalho.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) acredita que todas as denúncias de corrupção investigadas no governo Lula tiveram, direta ou indiretamente, o envolvimento de ONGs como intermediárias do repasse de dinheiro público. Lembra, por exemplo, que a CPI dos Sanguessugas identificou ONGs intermediando a venda de ambulâncias superfaturadas.

Nenhum comentário: