Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Previsão de novos tumultos e paralisações nos aeroportos

Parece brincadeira,mas em tom sério, Pires diz ao ministro Nardes,do TCU,que é preciso rezar.
Atenção,se você viaja de avião ,para passar o natal com parentes,previna-os que pode não chegar para a ceia.
O Comando da Aeronáutica está em alerta para uma possível paralisação do sistema de controle do tráfego aéreo a partir do dia 23 deste mês, antevéspera do Natal. Para se precaver, a Força Aérea Brasileira (FAB) já preparou um plano de aquartelamento dos controladores militares, que seria desencadeado no dia anterior, 22, e não teria data para ser suspenso. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos Bueno, trabalha pessoalmente com essa hipótese e foi quem determinou que o plano fosse elaborado com a decisão de aquartelamento.

Esta seria a terceira vez, em menos de dois meses com os sargentos controladores obrigados ao confinamento, para garantir as operações no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1), em Brasília. A informação já chegou ao Palácio do Planalto e preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente abomina a idéia de novos tumultos nos aeroportos.

Por isso, está tratando da crise aérea diretamente com o comandante da Aeronáutica, sem passar pelo ministro da Defesa, Waldir Pires. Desde terça-feira da semana passada, Lula passou a interferir diretamente nesta questão quando exigiu, em reunião no Palácio do Planalto, medidas concretas para resolver o problema. Dois dias depois, Bueno anunciou a compra de centrais reservas de áudio.

Os controladores negam que estejam articulando qualquer mobilização. Advertem apenas que os problemas, principalmente de falta de pessoal, são reais, não estão resolvidos e podem se repetir em qualquer época, conforme já comunicaram a Bueno.

Waldir Pires disse que o governo já tomou as medidas necessárias para superar a crise no tráfego aéreo brasileiro. Ele demonstrou bom humor quando questionado se estava atrasado por causa de dificuldades de embarque. Aos risos, respondeu: "Isso está começando a ficar no passado".

Em Brasília, Pires disse ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que os passageiros precisarão de fé para voar no fim de ano. "Ele me disse que é necessário muita fé e rezar um pouco para tudo dar certo", afirmou Nardes após audiência com o ministro.

Na terça-feira, Nardes apresentará no TCU um relatório sobre o setor aéreo. O documento será encaminhado ao Congresso Nacional. Pires também afirmou que o governo "imagina" que a crise estará totalmente solucionada até o Natal.

O ministro do TCU relatou que Pires lhe disse, também, que a até o fim do ano serão recontratados alguns controladores aposentados que estão sendo reciclados. Com isso, o número total de profissionais em atividade chegaria a 182 no Cindacta-1. Atualmente, trabalham 175 controladores no Cindacta 1.

Nenhum comentário: