Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Aécio eSerra implodem PSDB

Muito escroto.
Não dou 6 meses para eles se juntarem ao noço guia e fundar nova legenda
O apoio do PSDB a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT_SP) pode ter sido influenciado pelos governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, possíveis candidatos à presidência da República em 2010.

Tanto Serra, quanto o govenador mineiro possuem forte atuação na articulação do partido. O deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), forte aliado de Aécio, por exemplo, foi o nome escolhido pelos tucanos para concorrer a vice-presidência da Mesa Diretora. Nos bastidores políticos, comenta-se que o apoio a Chinaglia se deu em troca do PT não trabalhar contra o candidato de Serra para a presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O líder da bancada do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA) nega qualquer acordo envolvendo a indicação do nome de Nárcio Rodrigues para a vice-presidência.

“Desde dezembro do ano passado o PSDB já tinha escolhido o nome do deputado Nárcio Rodrigues para ocupar um lugar na Mesa Diretora. Essa escolha não tem nada a ver com o apoio a candidatura de Chinaglia à Câmara”, afirmou Magalhães.

O apoio dos tucanos paulistas a Arlindo Chinaglia estaria ligado diretamente a escolha da presidência da Assembléia Legislativa do Estado, em que José Serra não tem tanta influência para escolher um candidato. Com o apoio de Chinaglia, os petistas paulistas apoiariam o candidato indicado pelo governador.

Juthay, no entanto, afirma categórico que o apoio a Arlindo Chinaglia nada tem haver com as eleições nas Assembléias Legislativas de estados governados por políticos do PSDB.

“Não existe nenhuma vinculação a questões estaduais. Nós fizemos uma vinculação baseada na questão interna da Câmara Federal. Por isso nós não consultamos governadores, senadores e nenhuma figura importante do nosso partido. Foi uma discussão apenas com deputados federais eleitos”, explica o tucano.

O candidato a vice-presidencia, Nárcio Rodrigues, também estava cotado para assumir 1ª secretaria da Casa ,que é a mais cobiçada pelos parlamentares, pois é a responsável direta pela administração da Câmara. O cargo possivelmente será ocupado, agora, por algum deputado do PMDB.


A notícia:

O anúncio do apoio do PSDB, feito pelo líder Jutahy Magalhães Júnior, ontem à tarde, depois de uma rápida consulta telefônica aos integrantes da futura bancada, surpreendeu, mas foi o suficiente para que, diante de Chinaglia, comunicasse a polêmica e surpreendente decisão. Por trás dela estariam consultas feitas com tucanos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande, etc., onde os governadores teriam sido consultados. Fala-se até numa reciprocidade: o PSDB ficaria com a primeira vice-presidência na Câmara e, nesses estados, poderia ter uma boa posição nas mesas como convém aos novos governadores.

Nenhum comentário: