Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Deputado carioca condecora Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, receberá a medalha Tiradentes, a mais alta comenda do estado do Rio de Janeiro, no dia 19 deste mês, quando estará na capital para participar da reunião de cúpula do Mercosul. A cerimônia será realizada pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

“Eu integro uma corrente política que reconhece a importância política do Hugo Chávez. Junto com outros chefes de estado, ele vem representando a afirmação da soberania e se distanciando do receituário liberal”, explica o autor do projeto, deputado Paulo Ramos (PDT).

"Tiradentes representa o povo brasileiro e a luta pela libertação, assim como Simon Bolívar representa. Há uma identidade da medalha Tiradentes com Simon Bolívar”, explica.

O expediente na Assembléia só será retomado em fevereiro, mas haverá sessão especial para a homenagem ao presidente venezuelano. Assim que os trabalhos forem retomados, o deputado afirma que irá apresentar projetos para conceder a medalha Tiradentes também aos presidentes Néstor Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia.

“Eles estão tentando encontrar para seus países um caminho diferenciado de potências como os Estados Unidos”, justifica.

A homenagem virá no momento das repercussões sobre o recente anúncio de Hugo Chávez de estatizar empresas de telecomunicações e energia e ameaçar tirar a soberania do banco central. “A estatização vai ser benéfica. São setores estratégicos que têm que estar sob controle do Estado”, defende Ramos.

Segundo ele, a homenagem está sendo organizada em conjunto com o consulado da Venezuela no Rio de Janeiro e será uma “demonstração de solidariedade” a Chávez pelas medidas que vem tomando.

“Vou tentar mobilizar setores mais expressivos, trazer patriotas e nacionalistas. Aqueles que defendem que é preciso recuperar a soberania dos povos”, conta.

Ramos, que já apresentou outros projetos para homenagear líderes da esquerda no Brasil, se diz decepcionado com o governo Lula. “Enquanto na Venezuela estão nacionalizando, aqui está uma entrega descarada”, lamenta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse deput. é o protótipo do perfeito idiota latino-americano.