Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2007

MP pede bloqueio de bens do PT e de Carvalho

Procuradores que investigam morte de Celso Daniel pedem ressarcimento de R$ 5,3 milhões

Os promotores que investigam o assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (do PT, morto em janeiro de 2002) pediram ontem o bloqueio dos bens do atual chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, do diretório nacional do PT e de outros seis ex-funcionários da prefeitura do município acusados de integrarem uma quadrilha que cobrava propinas de empresários de ônibus para custear campanhas eleitorais do PT.

Dinheiro seria de esquema de propinas de Santo André Gilberto Carvalho e os seis acusados foram denunciados por improbidade administrativa.

O bloqueio dos bens foi pedido por meio de liminar. O objetivo é ressarcir R$ 5,3 milhões aos empresários, valor do suposto prejuízo provocado pelo esquema de cobrança de propinas em Santo André.

— O que existe é a solidariedade de todos os envolvidos.

Apuramos que parte do dinheiro favorecia o partido e, portanto, não é justo que só os integrantes da quadrilha sejam condenados a ressarcir — disse o promotor Roberto Wider.

Segundo depoimentos de empresários e do médico João Francisco Daniel, irmão do prefeito assassinado, o dinheiro era levado por Gilberto Carvalho para a direção nacional do PT. O presidente do partido, na época, era o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

— Não incluímos o José Dirceu na ação porque avaliamos que ele agiu como presidente do partido e não em função de interesses pessoais — afirmou Wider.

Por meio de sua assessoria, Gilberto Carvalho respondeu que não tomou conhecimento da ação, e que só se manifestará após saber do que se trata. O chefe de gabinete da Presidência reiterou que já negou todas as acusações e que tem a consciência tranqüila. A direção do PT foi procurada, mas não respondeu até as 20h.

Nenhum comentário: