Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2007

CPI dos bingos foi o berço da Operação Hurricane

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), acredita que antecipou as investigações da Operação Furacão, desencadeada pela Polícia Federal (PF) semana passada. Ele acredita que as sugestões apontadas pela CPI dos Bingos, concluída em junho do ano passado, teriam inclusive agilizado as investigações da Polícia Federal.

Ele lembra que, além das sugestões de indiciamentos, que adiantaram nomes que estão no rol de suspeitos da Polícia Federal, a CPI apresentou propostas legislativas que vão ao encontro do que está sendo constatado na Operação Furacão.

Uma delas estabelece a criminalização da exploração de jogos de azar no Brasil e cria mecanismos que facilitam a investigação do crime de lavagem de dinheiro. Segundo o senador, não se pode mais considerar a exploração de jogos apenas como contravenção. “As investigações da CPI e as operações da Polícia Federal apontam que devemos tratar essa questão como uma questão de Estado”, afirma Alves Filho. O parlamentar acredita que esse é um momento oportuno para que o projeto tenha andamento no Congresso Nacional.

Outra proposta apresentada pela CPI foi a que estabelece que cada vez que houver uma liminar autorizando a exploração de jogos de azar, um ofício deve ser remetido ao tribunal responsável. Isso tornaria o processo mais transparente e poderia constranger a corrupção no Judiciário, segundo o senador. A comissão também propôs que seja criado recurso no caso de um juiz negar requerimento de busca e apreensão ou de grampos telefônicos.

Todos os projetos de lei apresentados pela CPI dos Bingos estão aguardando a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal. Na avaliação do senador Garibaldi Alves Filho, a rápida tramitação dessas propostas poderia auxiliar o trabalho da Polícia Federal. “Se os projetos tivessem sido aprovados, nós teríamos tido a Polícia Federal muito mais aparelhada para enfrentar essa onda de lavagem de dinheiro através de bingos e máquinas caça-níqueis ilegais”, afirma o parlamentar.

Nenhum comentário: