Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2007

FHC não quer comungar de métodos lulo-petralhas


Ex-presidente não aceita aproximação proposta pelo Apedeuta

O debate interno no PSDB vai evoluir. Ele já vinha ocorrendo diante da aproximação de algumas lideranças tucanas com o presidente Lula, caso dos governadores José Serra, Aécio Neves e do presidente Tasso Jereissati. Agora há um novo elemento, o desconforto do ex-presidente Fernando Henrique que desabafou ontem para o jornalista Boris Casoy na TVJB, criticando essa aproximação entre seu Partido e o Presidente. E foi ao extremo de dizer, ao responder outra pergunta sobre um convite para conversar com Lula, que, "eles não nos procuraram, nos trataram como adversários e fizeram alianças com outros usando métodos inaceitáveis".

ações do governo, que já contam com a estrutura unida do PMDB, visariam conquistar o apoio de setores da oposição para seus projetos. E não tem sido apenas o PSDB o Partido visado, pois alguns pefelistas como Antônio Carlos Magalhães e Romeu Tuma estiveram também no Planalto. Lula mudou o estilo de fazer política, adotando uma nova postura. Já conta com uma forte base aliada que lhe dá maioria segura na Câmara e desenvolve uma articulação política que seria impensável anos atrás. Para muitos a campanha da reeleição, que o obrigou a buscar apoios políticos, sobretudo no segundo turno, contribuiu para essa mudança.

Um jantar com o PT

Além de aproximar-se de setores da oposição, Lula também trata de orientar pessoalmente o PT e seus líderes. Quarta-feira à noite, durante um jantar com a bancada petista na Câmara, debateu uma linha de ação naquela casa, especialmente o comportamento diante de críticas e ataques oposicionistas. No seu entender, as respostas têm que ser imediatas...

O jantar, na casa do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia reuniu 70 dos 82 deputados da bancada do PT na Câmara.

Lula também pediu aos petistas que se exponham mais para defender o governo e o partido. Lula também reiterou apoio para o projeto do PAC que limita o reajuste dos servidores públicos em 1,5% mais o IPCA nos próximos dez anos. O projeto enfrenta resistência na bancada petista.

Quanto aos cargos do segundo escalão, Lula pediu compreensão do Partido, pois tem que atender também outros partidos da base.

Ibama e PF

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que montou uma nova estrutura pára o Ibama, chegou a convidar o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, para assumir a presidência do Ibama, mas o ministro Tarso Genro garante que ele vai permanecer no posto.

PAC

A Câmara aprovou na noite de ontem, a última medida provisória que integra o PAC. As nove medidas passam agora pelo plenário do Senado. Se forem alteradas voltam para a Câmara.

Nenhum comentário: