Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de junho de 2007

"Vamos ver quem segue o exemplo"-Hugo Chávez

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recomendou a seus seguidores que abram mão de bens que não usam, como uma geladeira a mais, porque espera que apenas verdadeiros socialistas sejam membros do novo partido que ele está formando.

"Quem tem uma geladeira que não precisa, que coloque na praça da vila. Quem tem um caminhão, um ventilador ou um fogão que não precisa, dê alguma coisa. Não sejamos egoístas. Eu exijo isso de vocês", disse Chávez numa cooperativa leiteira, em comentários divulgados na segunda-feira.

Chávez prometeu doar 250 mil dólares do próprio bolso. "Vamos ver quem segue o exemplo", acrescentou.

O presidente, que vê no líder cubano Fidel Castro seu mentor, nega estar transformando o país, habitado por ávidos consumidores, em um Estado comunista, como dizem seus críticos.

Mas, desde que assumiu o poder, em 1999, Chávez propõe medidas cada vez mais radicais para guiar o país ao socialismo.

O presidente concentra suas ambições políticas neste ano na formação de um partido governista único, reunindo a miríade de legendas que tradicionalmente o apóiam.

As autoridades dizem que milhões de cidadãos já se filiaram ao Partido Socialista Unificado da Venezuela, que Chávez pretende usar como plataforma para governar o país durante décadas.

"Se eu terminasse com apenas cinco pessoas se apresentando entre esses 5 milhões, eu já ficaria feliz", disse Chávez no domingo, em declarações distribuídas na segunda-feira pelo governo e publicadas na imprensa local. "Só quero ser acompanhado por verdadeiros socialistas."

Críticos de Chávez dizem que suas constantes investidas contra o consumismo de inspiração norte-americana contrastam com o comportamento de altos funcionários do governo, frequentemente vistos em restaurantes de luxo ou passeando em carros sofisticados.

5 comentários:

cereal disse...

Sugiro que Lula doe a Gamecorp que não lhe custou nada mas adcionou mais 15Milhões ao patrimônio da família.

Alexandre Core disse...

Seria comico se não fosse trágico.

CAntonio disse...

Caro Kozel,

Lá como cá - ou em qualquer parte do mundo - socializar só o "dos outros".

Todo socialista (na verdade são comunistas mesmo) sonha com um apartamento em Paris, com viagens a Miami, mandar os pimolhos à Disneylandia e fazêlos estudar em boas escolas, não públicas é claro.

Se todo cumpanhêro desse o que tem à mais, acabaria a miséria.

Hugo ou Lulla são todos uns imensos estúpidos boçais.

SDS.

Anônimo disse...

tá bom, ele que torne público o quanto tem em Cuba e escondido em seu país e distribua para o povo. Isso sim é socialismo!( nos livros lógicamente) o resto é bravata

cereal disse...

No Japão se um corrupto é desmascarado,comete suicídio.
No Brasil, fica doente.

Frei Chico é hospitalizado para realização de exames, diz filho.
Folha On-line.
Espero que o país chegue ao nível do Japão bem antes de 2010.