Pesquisar este blog

domingo, 20 de janeiro de 2008

Chaves e Morales:amigos de Lula são traficantes

Chávez facilita narcotráfico, diz chefe antidrogas dos EUA

Segundo John Walters, presidente venezuelano é negligente no combater ao tráfico de drogas

BOGOTÁ - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está se tornando um grande facilitador do narcotráfico de cocaína na Europa e outras partes do hemisfério por sua negligência em combatê-lo, afirmou o chefe do departamento antidrogas dos Estados Unidos, John Walters.

Veja também:

linkChávez se defende de acusações de colaborar com o tráfico

Trata-se do pronunciamento mais forte de um membro do governo de Washington contra Chávez, que em 2005 suspendeu um acordo de cooperação com a Agência Antidrogas dos EUA (DEA), a quem acusou de espionagem.

"Num ponto no qual a negligência se torna cumplicidade, é uma política ativa não intervir nem tomar posição neste problema. Vai mais além do não posso fazer ou não vou fazer. E não vou fazer significa estar conivente", afirmou Walters numa entrevista à Reuters.

"Creio que é o momento de enfrentar o fato de que o presidente Chávez está se convertendo num grande facilitador do tráfico de cocaína na Europa e outras partes deste hemisfério", acrescentou Walters, durante visita oficial à Colômbia.

A declaração chega enquanto as relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela atravessam seu pior momento em anos, pelo pedido de Chávez para que se retire as guerrilhas das Farc e ELN da lista de organizações terroristas e lhes seja concedido o reconhecimento político e estado de beligerância.

Segundo os EUA, a Venezuela se tornou nos últimos anos a principal rota para tráfico e envio ilegal de drogas da Colômbia para a Europa.

A Venezuela apareceu em 2007 pelo terceiro ano consecutivo como país que "fracassou" na luta contra as drogas numa lista do Departamento de Estado dos EUA.

Por sua posição geográfica, a Venezuela é considerada um ponto estratégico do tráfico de drogas entre os EUA e Europa desde sua vizinha Colômbia, o maior produtor mundial de cocaína, com 610 toneladas anuais.

2 comentários:

ZEPOVO disse...

As autoridades americanas realmente tem muita credibilidade. Vejam como garantiram que o Iraque era um parque industrial para fabricação de armas químicas,o que foi provado pelo exército de 150 mil homens que encontraram e mostraram ao mundo toneladas de um perigoso arsenal químico.
Os americanos também são os maiores consumidores de drogas do mundo, sustentam um mercado milionário internacional, e como não conseguem controlar sua sociedade viciada quimica e moralmente, querem se meter a líderes morais, tipo aquele corno que em casa é um banana e na rua se faz de machão...
Não gosto e não justifico Chávez, mas papo de "autoridade" americana só do Homem aranha, superman e afins...

Anônimo disse...

você viu a declaração de Chàvez? ele disse que masca coca enviada pelo seu grande amigo Evo