Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Sem alarde,a cobra vai entrando....

Com 176 assinaturas, PEC do 3º mandato começa a tramitar

Proposta tinha sido devolvida na semana passada por falta de assinaturas.
PEC prevê referendo para consultar a população sobre a idéia.

Do G1, em São Paulo


O deputado Jackson Barreto

O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) conseguiu nesta quinta-feira (4) 176 assinaturas válidas para iniciar a tramitação da nova proposta de emenda à Constituição (PEC), que permite um terceiro mandato para quem exerce o poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos).


Barreto já havia apresentado a proposta na última quinta-feira (29), com 183 assinaturas válidas. No entanto, 17 deputados retiraram os nomes e a proposta foi devolvida ao autor por falta do número mínimo de assinaturas necessárias.


No início desta semana, o deputado retomou a coleta de assinaturas, e conseguiu protocolar a proposta com 182 nomes. No final da noite desta quinta, com 176 assinaturas válidas, cinco a mais do que era necessário, a PEC entrou em tramitação. Primeiro, vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça e depois por uma comissão especial.


A proposta prevê um referendo para consultar a população sobre a ideia. Barreto argumenta que o momento é o ideal para a aprovação da PEC porque poderia permitir a permanência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na linha de frente do combate à crise financeira internacional.


Para ser promulgada, e passar a integrar a Constituição, a PEC precisará ser aprovada em dois turnos de votação na Câmara e depois no Senado.

4 comentários:

Laguardia disse...

Sobre este assunto enviei a seguinte mensage a todos os deputados:
Senhores Deputados

Os senhores têm em suas mão o futuro do Brasil e a oportunidade de redimir a imagem Câmara de Deputados tão desgastada diante da opinião pública.

Tramita novamente na casa dos representantes do povo a PEC que possibilita a reeleição dos detentores de cargo executivo por três vezes.

Muitos dos que assinaram esta PEC foram contra o casuísmo do segundo mandato de FHC, portanto em vez de coerência os senhores, que assinaram a PEC estão demonstrando falta de coerência.

Democracia não é só realização de eleições. Se tudo for resolvido por plebiscito é desnecessário que o povo empregue tantos recursos financeiros para manter parlamentares que nada resolvem.

Democracia é também respeito as minorias e alternância de poder.

Casuismo como este de segundo e terceiro mandatos não tivemos nem durante o regime militar.

A falta de coerência de nossos representantes é tanta que aqueles que lutavam a favor das diretas já agora querem eleições indiretas até para parlamentares, o Voto em Lista. Aqueles que eram contra a CPMF, lutaram o quanto puderam para manter a CPMF, aqueles que eram contra o segundo mandato para FHC agora são a favor do terceiro mandato para Lula.

Espero que os senhores tenha a dignidade de lutarem pela manutenção do Estado Democrático de Direito e deixem de legislar em causa própria matando a democracia que a duras penas conquistamos no Brasil.

Coerência, juízo e dignidade é o que peço aos senhores representantes do povo.

José de Araújo Madeiro disse...

Esse deputado até que vai ser promovido, para puxa-sacos mor.Para não perder tempo, deveria amárra-los na lingua e espumando pela boca, como um sabo cantador nas beiradas dos açudes e tendo a esposa dizendo, oh bem, quantas borbulhas de amor!

O futuro a Deus pertence, mas devemos estar prontos para não deixar o Brasil descambar para Venezuela.

Marcos Pontes disse...

estou preparando meu e-mail para os líderes da Câmara mostrando minha repulsa a essa PEC. está na hora de nós, blogueiros, fazermos uma campanha incitando os leitores a mandarem e-mail para a corja da Câmara.

Jurema Cappelletti disse...

Bastante simbólico o número necessário para as assinaturas:

1 7 1

Marcos, posso colocar no blog o seu comentário sobre "nós, blogueiros, fazermos uma campanha incitando os leitores a mandarem e-mail para a corja da Câmara."

No ano passado enviamos tantos e.mails para o Congresso, que retiraram a página Plenarinho do blog dirigido às crianças, onde explicavam a elas as vantagens do comunismo. Se concordar, me envia um e.mail. ou deixa um recado lá no blog, senão depois de abrir tantos outros blogs não vou mais saber onde deixei este recado.

Um abração, Ju