Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2010

Será que foi isso que levou o Apedeuta à crise?

Às favas o Tribunal de Contas

Gustavo Ribeiro

Oscar Cabral

A dupla jornada de trabalho como chefe do Executivo e cabo eleitoral da ministra Dilma Rousseff levou o presidente Lula a se envolver em conflito delicado e preocupante. Na semana passada, o presidente atropelou o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Congresso Nacional ao autorizar repasses de 13 bilhões de reais a quatro obras da Petrobras paralisadas por irregularidades graves, como superfaturamento. Lula simplesmente decidiu ignorar o trabalho dos fiscais, alegando que a paralisação causaria a demissão de 25 000 trabalhadores e um prejuízo de 268 milhões de reais mensais, atrasando ainda mais o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). É um argumento tosco até em sua aparência. A canetada do presidente autoriza repasses às obras das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além de um complexo petroquímico no Rio de Janeiro e um porto no Espírito Santo – todas em estados alinhados politicamente com o governo e, portanto, potenciais celeiros eleitorais da ministra Dilma. O espanto, porém, não se limitou ao mundo político e pode render uma dor de cabeça a mais a Lula.

"É uma atitude equivocada sob todos os aspectos da gestão pública. Se ocorrerem repasses, vou abrir processo contra os responsáveis, ainda que entre eles esteja o presidente da República", diz o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Marsico. Os trâmites de uma eventual batalha na Justiça ainda são desconhecidos, dado o ineditismo do caso. "Vamos estudar essa questão a fundo. Nunca pensei que isso pudesse acontecer", espantou-se o procurador. Não faltaram sinais. Antes de atropelar o TCU, Lula já havia apontado a patrola do governo na direção do órgão. Não é de agora que o presidente tenta desmerecer o trabalho dos fiscais e responsabilizar o tribunal pelo atraso das obras do PAC. Ele chegou até a cogitar a possibilidade de criação de um órgão, subordinado ao governo, para supervisionar as fiscalizações. A ofensiva federal contra uma das poucas instituições capazes de descobrir e coibir grandes maracutaias com dinheiro público ainda não inviabilizou por completo o trabalho do TCU, mas já produz efeitos danosos. Até hoje, sempre que votava o orçamento do ano seguinte, o Congresso costumava acatar nove em cada dez recomendações do tribunal para paralisar repasses a obras suspeitas. Isso certamente impediu que algumas centenas de milhões de reais virassem fumaça. No fim do ano passado, porém, apenas metade das recomendações foi acolhida – decisão que só faz bem a empreiteiros desonestos e políticos que parasitam esse ecossistema.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tem um selo no inicio de minha pagina que estou oferecendo aos amigos que gostarem
Éliberado para sus amigios também.
“ Nós somos os que:
Não deixaremos o povo esquecer seus atos”
http://clementexiv.blogspot.com/
Sempre unidos pelo bem da pátria.
Pedro Henrique

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Meditando em sujeiras políticas.
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Recadinho para UNE .

Sou universitário, e Jovem como a maioria de vocês integrantes da UNE .

Até ai muito temos em comum, mas nada em comum temos na conotação política e social .

Sempre fui Fã incondicional da UNE, e por muitas vezes a citava como grande exemplo de união e imparcialidade na busca do melhor de seus ideais e dos ideais para o Brasil.

Infelizmente, hoje estamos vendo uma UNE comprometida com o governo Lula , onde o Governo Lula de forma sábia financia( Compra) a UNE para fazer com que esta instituição estudantil não se manifeste contra este governo Corrupto . Lamentável!!!!

Que hoje estejamos vendo uma instituição que muito nos orgulhou sendo amordaçada por este governo.

Fiquei também muito surpreso por saber que foi fácil e barato imobilizar qualquer movimento da UNE contra o Governo Lula.

Hoje não usamos + a UNE como exemplo algum, porque esta instituição estar falida moralmente e sua voz não tem + força, presença e contundência para falar sobre moralidade na Política nacional.

UNE é hoje uma instituição comprometida e parcial em suas opiniões a favor deste governo corrupto porque suas palavras tem limites e amordaça. Nós estamos em buscar de uma nova UNE, ou Melhor não terá o nome UNE claro que não porque UNE só existe uma , até porque UNE não é +exemplo de imparcialidade , seriedade e lula pela verdade , teremos uma união de jovens e estudantes que já + irá se comprometer com governo algum ,político algum .

Nossa União fará o que a UNE fazia a 6 anos atrás, aquela UNE era nosso orgulho porque criticava qualquer governo sem medo de ser feliz.

Seremos assim,iremos criticar quando for para criticar, iremos elogiar quando for para elogiar, e iremos para ruas com as caras pintadas quando for para ir as ruas. Mas tudo será sem compromisso algum com governo nenhum , não seremos vendáveis .

Caros amigos da UNE,tenho que admitir, o Governo Lula foi inteligente porque soube de forma barata AMORDAÇAR vocês com muita facilidade. Quero ressaltar que não sou partidário a ninguém e muito menos a político algum.

Não como, não bebo, e não durmo as custas de político e muito menos de governo nenhum.Tenho orgulho de dizer que não devo favores a político, partido e governo nenhum!!!

Minha única obrigação é ser uma cidadão cumpridores de meus deveres com a lei e a sociedade , trabalhar para um país melhor e para o meu e bem estar de minha família.

Este é o meu compromisso e desejar um Brasil +justo para todos .Cordialmente,
Nikacio Lemos
23 anos Universitário

Nikacio Lemos Bitencult disse...

O Filho de Lula tornou-se um milionário durante os últimos 7 anos do governo Lula .
Coincidência!?
E dizem por ai, que Lula também será + um milionário caso se confirme a compra dos caças franceses .
Dizem que a comissão de Lula por esta venda é milionária .
Quanto será?
Afinal tem que ser mesmo, até porque pagar o dobro do valor em concorrência pública por algo, é um absurdo e injustificável !
Vamos ser sinceros, Não é suspeito se pagar o dobro do valor por algo em concorrência pública sem justificativa lógica ?
Outra coisa, porque alguém se acha no direito de impor sua preferência na cumpra de algo quando se trata de concorrência pública ?
Afinal se por preferência e imposição de alguém, então cancelem a concorrência e façam a compra direta e sejam + verdadeiros nas intenções.
NA VERDADE JÁ ESTOU CHEIO DESTE GOVERNO CORRUPTO!!!!
Tenho o maior orgulho em dizer que não votei nesse demagogo, mentiroso, corrupto e oportunista do Lula.
Não votei no presidente do Não sei, não vi, não fui eu !!!!
Não voto em amigos de Ditadores e Terroristas.
Lula o amiguinho de Irã, Venezuela, Cuba e Corea do Norte .
Lula e os comunistas do PT querem a todo preço fazer do Brasil uma Venezuela.
Querem trazer de volta a ditadura e censura !!!
Aqui não, porque no Brasil o Buraco é bem + embaixo !!!!
O Brasil precisa ficar de olho nas intenções de Lula e dos comunistas do PT .
Os militares precisam dar a resposta a este governo Golpista!!!!
ACORDA BRASIL !!!!!!!
Fui………….
Nikacio lemos
23 anos universitário

A Sentinela disse...

Querido amigo,

Passando para rever os amigos, e
mesmo pq está na hora de juntar
esforços para tirar essa gentalha
do poder, quantos bandidos, quem
diria!!!
abs

Jérson disse...

Que lixo esse blog!
Só repetem esse nhem-nhem-nhem do "...e nós é que pagamos essa conta...".
O país tem 190 milhões de habitantes e sejam eles pobres, analfabetos, mal-educados, etc... são todos cidadãos com iguais direitos e deveres.
O País não é só daqueles que pagam impostos e se acham com mais direito que os outros.
Ao utilizar os programas sociais para "elevar" 25 milhões à classe média, Lula deu uma verdadeira Lula de economia, capitalista sim, no mais perfeito espírito keynesiano. Ah, não sabiam que Keynes também não era socialista?
Adeus, foi a minha primeira e única passagem por aqui (argh!).

tunico disse...

Kozel, o Coronel(coturno noturno) teve a iniciativa de criar uma rede de blogs de oposição para combater a DilMal e petralhada. Convido você e os seus comentaristas amigos que têm blog, a participar da rede.Em 2 dias já somos 100 blogueiros. Para tal, é só ir ao blog e na área de comentários, colocar o link do seu blog e o email de contato.

http://blogspelademocracia.blogspot.com/

Aguardamos você por lá!

E o comentarista aí em cima já foi tarde...

Abraços