Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Debates.O dilema de Lula:ir ou não ir.

A TV Bandeirantes promoverá na próxima segunda-feira, às 22h, o primeiro debate entre os presidenciáveis. Todos os candidatos já confirmaram presença. Menos Lula. Na última terça-feira, a assessoria do candidato petista prometera informar em 48 horas se o presidente participaria ou não do embate com os adversários. O prazo já expirou. E nada.



A assessoria de Lula está dividida. Uma parte acha que a ausência no debate terá um custo político. O presidente passaria à opinião pública a impressão de que foge do confronto porque receia eventuais questionamentos éticos. Argumenta-se que Lula, escolado no manuseio das palavras desde os tempos em que discursava em cima de caminhões nas portas de fábricas (veja foto acima), não tem razões para alimentar temores.



Outro grupo, por hora majoritário, avalia que, cotado para ser reeleito em primeiro turno, Lula não deve se expor desnecessariamente. Nesta quinta-feira, o Ibope divulgou mais uma pesquisa que atesta o favoritismo de Lula. Caberá ao candidato dar a palavra final.



Nas duas ocasiões em que foi questionado diretamente acerca da disposição de comparecer a debates, Lula desconversou. Disse que gosta de debater. Mas condicionou a participação à análise das regras dos confrontos. Além da Bandeirantes, outras três emissoras organizam programas do gênero –SBT, Globo e Gazeta.

Nenhum comentário: