Pesquisar este blog

domingo, 4 de março de 2007

José Dirceu quer ser julgado pelo Supremo

Cassado pela Câmara sob acusação de envolvimento no esquema do mensalão, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu atendeu a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vai segurar por no mínimo cinco meses o lançamento da campanha por sua anistia política. Mas promete fazer até greve de fome diante do Supremo Tribunal Federal (STF) para ser julgado.

“Não posso aceitar que eu termine essa história como chefe da quadrilha”, diz o deputado cassado, em conversas reservadas. “Quero ser julgado para provar minha inocência”, afirma. Depois de se encontrar separadamente com Lula e com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Dirceu decidiu adiar o movimento em defesa de sua anistia para o segundo semestre. Até lá, tentará reconstruir sua imagem, seriamente abalada pelo escândalo.

Lula disse a Dirceu que seria mais conveniente para o Planalto que ele aguardasse a decisão do STF para lançar a campanha. Avalia que, nesse início de segundo mandato, com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na agenda, o pedido de indulto provocaria desgaste ao governo.

Na prática, o relacionamento entre o presidente e o seu ex-braço direito é marcado por idas e vindas. Convidado para assistir à segunda posse de Lula, em 1.º de janeiro, Dirceu não apareceu. A um emissário do Planalto, mandou recado provocativo: “Diga ao Lula que estarei na posse dele em 2014”.

Agora, o ex-ministro concordou em iniciar somente depois de julho a coleta de 1,5 milhão de assinaturas para apresentar projeto de iniciativa popular pela anistia. Avisou Lula, porém, que não pode vincular a campanha ao veredicto do STF.

A expectativa do grupo de Dirceu é que o STF se manifeste entre agosto e setembro sobre a denúncia do procurador-geral de República, Antonio Fernando de Souza, que apontou uma “sofisticada organização criminosa” no coração do governo, chefiada por Dirceu. Se o Supremo aceitar a denúncia, é provável que o processo tramite durante uma década até o julgamento, por causa da morosidade da Justiça.

“Aí é a impunidade”, argumenta Dirceu, sempre que expõe o assunto aos petistas. “Não dá para aceitar isso”, diz. É nesse momento que ele exagera na retórica: fala até em fazer greve de fome diante do STF para pedir que o processo seja julgado até 2009. Em novembro de 2005, o ex-ministro teve os direitos políticos cassados pela Câmara por oito anos.

Nos encontros com amigos, Dirceu avalia que o problema não é obter as assinaturas em defesa de sua anistia, embora pesquisa que ele próprio encomendou revele que 68% dos brasileiros são contrários ao perdão. No seu diagnóstico, o desafio consiste em mudar a imagem diante da opinião pública.

Assessorado por uma equipe de especialistas em marketing político, Dirceu afirma que intensificará as viagens pelo País com esse objetivo. Ex-presidente do PT, pediu ao partido que lance uma campanha em defesa da reforma política “para acabar com o caixa 2” e quer se dedicar a temas como juventude e educação.

Aos interlocutores, diz ter planos de se candidatar a deputado federal, em 2010, caso consiga a anistia. “Se bem que falar em 2010 agora é como andar na chuva sem pára-brisa: não dá para enxergar o que vai acontecer”, compara.

3 comentários:

CAntonio disse...

Estou confiante na Greve de Fome que o José Dirceu anunciou.

Devemos incentivá-lo. Até o fim.

SDS

Anônimo disse...

Link para dizer NÃO AO GUERRILHEIRO ASSASSINO

http://www5.estadao.com.br/enquete/politica/totais.htm

José Dirceu merece ser anistiado e ter seus direitos políticos retomados?
Sim: 5.76%
Não: 94.24%

Anônimo disse...

hauhauhauhau ele está preocupado com a imagem? mas oras num país onde povão não tem memória, com uma boa campanha publicitária ele sai candidato como sucessor de lula e não duvido que ganhe