Pesquisar este blog

domingo, 27 de maio de 2007

CPI à vista

Com a denúncia da Veja,a CPI deve sair.
Assistiremos a mais um joguinho de cena?
Mais uma pizza ?
A corrupção endêmica consome o Brasil,a população assiste inerte.
Abaixo ,matéria do Correio Brasiliense:

O Congresso estava esvaziado nesta sexta-feira, o que não impediu a temperatura política de subir após a divulgação de uma denúncia contra o mais importante representante do Legislativo. Líderes partidários cobraram do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), explicações sobre reportagem da revista Veja, segundo a qual o senador teria despesas pessoais bancadas pelo lobista da empreiteira Mendes Júnior, Cláudio Gontijo (leia quadro abaixo). Deputados defenderam o afastamento de Renan do cargo, caso ele não apresente justificativas convincentes e consiga provar sua inocência. Mas mesmo que o senador se livre da acusação, o episódio já teve um efeito: reforçou a criação de uma CPI mista para apurar o esquema de fraudes em licitações de obras públicas desvendado pela Operação Navalha da Polícia Federal.

Os oposicionistas foram os mais enfáticos na cobrança de respostas. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), disse que Renan “tem o dever” de dar explicações. “Se ele comprovar que as notícias veiculadas não têm procedência, ele deve, inclusive, adotar medidas jurídicas contra a revista”, cobrou. “Agora, se ele provar que não tem procedência, realmente se espera dele uma posição que resguarde a instituição Congresso Nacional.”

O líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), avaliou que a crise é combustível suficiente para a criação da CPMI da Navalha no Congresso. “Não tenho dúvida que a CPI da Navalha vai sair. Vamos apoiar fortemente o trabalho de coleta para obter as assinaturas que ainda faltam”, avisou, prevendo que já na próxima semana serão obtidas as 171 assinaturas necessárias para instalar a CPMI. Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), a denúncia contra Renan também reforça a investigação parlamentar de fraudes em licitações. “Deve sim reforçar. Vai vir uma CPI e vai se instalar”, analisou.

Nenhum comentário: