Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2009

Nível de investimento público é de apenas 1,69% do PIB

Gastança com custeio prejudica investimentos



Estudo do economista José Roberto Afonso baseado em dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que o Brasil está na lanterna no que diz respeito aos investimentos do setor público. Em uma lista de 135 países emergentes, aparece como o segundo pior nível – apenas 1,69% do Produto Interno Bruto. Para deputados do PSDB, a gestão petista investe mal e desperdiça dinheiro público.

CAMPEÃO EM IMPOSTOS

De acordo com Afonso, os resultados do levantamento mostram um paradoxo. "O governo é campeão mundial de cobrança de impostos e de gastos, porém está na lanterna mundial na hora de investir – um gasto nobre, porque não só gera emprego no presente como capital para a expansão futura. Gasta-se muito com custeio da máquina e muito pouco com obras públicas", explicou.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) afirmou que o governo Lula está "perdido no custeio" e por isso desperdiça os recursos públicos. "O governo nem sabe qual o potencial da capacidade de investimento, uma vez que estados e municípios respondem por mais da metade dos investimentos no Brasil. A falta de infraestrutura em diversas áreas como escolas, hospitais, rodovias, ferrovias é um exemplo do despreparo do governo, que não tem capacidade gerencial, além de investir pouco e mal", criticou

INCHAÇO DA MÁQUINA

Para Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), o inchaço da máquina faz parte da essência do PT. "O governo se orgulha desse padrão de gastos de custeio e se empenha sistematicamente em ampliar as despesas", alertou. Segundo o tucano, os petistas lançaram o PAC para fingir que o investimento público era prioridade. "Mas os dados mostram que o investimento público é baixíssimo. A infraestrutura dos setores que dependem dele vai mal, com grande carência de recursos", apontou. Até o último dia 20 de junho, tinham sido executados apenas 4,3% dos recursos autorizados no Orçamento da União de 2009 para o PAC – R$ 886 milhões de R$ 20,5 bilhões.

Nenhum comentário: