Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desacerto sobre propina entre policiais e tráfico

Serviços de inteligência daqui e do exterior têm informações seguras de que a onda de violência no Rio de Janeiro resultou de um impasse nas negociações financeiras entre policiais corruptos e representantes de chefes de quadrilha


Operação policial no Rio está fadada ao fracasso, diz autor de "Violência Urbana"



ONU
Paulo Sérgio Pinheiro alerta que a operação policial no Rio está fadada ao fracasso
Paulo Sérgio Pinheiro alerta que a operação policial no Rio está fadada ao fracasso

Usar tanques contra "chefetes" do crime carioca é, para o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, a receita do fracasso em curto prazo.

Em entrevista à Livraria da Folha, disse ser favorável à ocupação dos morros no Rio, mas pondera que o governo toma apenas medidas reativas. Para ele, a cidade precisa de política de segurança, não de uma política bélica.

Paulo Sérgio ocupou a posição de especialista independente para violência contra a criança da ONU (2003-2008) e é autor de "Violência Urbana", livro da coleção Folha Explica, escrito em parceria com Guilherme Assis de Almeida, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O professor apontou diversas fragilidades neste tipo de operação policial, como a falta de políticas para inibir o consumo de drogas --fator financeiro estratégico-- e a deficiência do Ministério Público no combate da corrupção dentro das instituições. Ouça.

Um comentário:

Camarada Arcanjo disse...

Caro Kozel,
Este cientista político está absolutamente correto, porque as circunstâncias demonstram claramente, que a chefia do tráfico ficou frustrada com alguma coisa, algum compromisso não foi cumprido pela "outra" parte.

Para a "outra" parte interessava a instalação de UPPs. Para tanto, milagrosamente a bandidagem abandonou algumas favelas tão pacificamente que não dava para acreditar. Nem um tirinho. Na verdade, um "changê de dame" a moda das quadrilhas de São João.

Isto aconteceu, é bom ressaltar, até as eleições. Após as eleições o tráfico ficou aguardando a "outra" parte cumprir o combinado, o que não ocorreu.

Se você reparar bem a ação do tráfico se manteve apenas fazendo pressão, não matou ninguém, só promoveu tumulto e prejuízo para o cidadão. Não atingiu a polícia, tampouco a "outra" parte. Continuou fazendo pressão, não declarou guerra, foi agravando a pressão na exata proporção da "surdez" da "outra" parte, após as eleições.

A "outra" parte ganhou muito voto pela mansidão oportuna das quadrilhas "não políticas" no período pré-eleitoral.

A "outra" parte sabe que se tentar estrangular para valer o tráfico, este irá falar e a coisa vai ecoar até muito longe.

Esta é uma versão muito factível, não concorda?